Maus-tratos a animais é tema da 'Live CLDF' desta quinta-feira (30)

Daniel Donizet (PSDB) e Roosevelt Vilela (PSB), ambos da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara Legislativa, vão debater ações do Legislativo sobre o tema



Os casos de abandono e de maus-tratos de animais domésticos têm crescido durante a pandemia do novo coronavírus em várias partes do Brasil, segundo apontam ONGs. Para além da situação de bichos de estimação e de animais domesticados, as recentes denúncias de criação de animais silvestres e exóticos em cativeiro acendeu o debate sobre a causa animal. O assunto será o foco da "Live CLDF" desta quinta-feira (30). Transmitido ao vivo pela TV Web, a partir das 17h, o programa vai contar com a participação dos deputados Daniel Donizet (PSDB) e Roosevelt Vilela (PSB), ambos da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara Legislativa.

"A sociedade não aceita mais a crueldade contra os animais e está ciente de que há mecanismos jurídicos para coibir essa prática. É nossa responsabilidade criar mais meios de combate aos maus-tratos a animais. Já não basta o sofrimento de tantos cachorros e gatos que estão abandonados, com fome, especialmente nesse período de pandemia? Devemos ser mais duros com os agressores para pôr um fim em tudo isso", argumenta Donizet.

O parlamentar tucano é autor de uma série de projetos voltados à proteção animal; muitos dos quais já viraram lei no Distrito Federal, a exemplo da proibição de rinhas, da autorização do transporte de pets em ônibus e metrô, e da proteção dos chamados "animais comunitários". Outras proposições do distrital seguem em tramitação na Casa, como a que proíbe o uso de coleiras de choque.

Já o deputado Roosevelt Vilela é o responsável pela lei de criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinário (SamuVet) no DF. O objetivo é permitir o atendimento 24h de animais atropelados em vias públicas, que estejam em situações de risco e/ou que tenham sofrido maus tratos. "A implementação do SamuVet trará grandes benefícios sociais e ambientais para DF, além de contribuir para a conscientização da população sobre a importância de um tratamento digno aos animais", afirma.

Programa semanal

Esta será sexta edição da "Live CLDF", programa semanal produzido e mediado pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Câmara Legislativa. Toda semana, um tema diferente em debate por dois deputados distritais. Durante a live, os interessados podem enviar perguntas aos parlamentares por meio do chat no canal da Casa no Youtube. Os programas já transmitidos ficam disponíveis no mesmo canal.
Compartilhar

Por: Colibri Comunicação

0 comentários:

Postar um comentário

CLUBE DO VINIL

PRODUTORA MAGUCHI

PARCEIRO