Ferramenta facilita a conferência da identidade dos profissionais e reforça a confiança da população nas visitas realizadas por servidores d...
Ferramenta facilita a conferência da identidade dos profissionais e reforça a confiança da população nas visitas realizadas por servidores da Secretaria de Saúde
Quando recebeu a visita do Agente de Vigilância Ambiental (Ava), a analista de sistemas Ludiane Ozanam, 39, decidiu testar a novidade do Crachá Virtual com QR Code. Em poucos segundos, a moradora do Guará apontou a câmera do celular para o crachá e confirmou os dados do servidor.
"É uma medida muito interessante e segura para nós, porque confirma que o agente realmente atua na Secretaria de Saúde e está ali para ajudar. A leitura é rápida e prática, mostrando de forma clara as informações do profissional", destacou.
Disponibilizada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação em Saúde (Setis), a ferramenta foi criada para ampliar a segurança da população e fortalecer o trabalho dos Avas e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).
O subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos Martins, lembra que o recurso é uma inovação importante para o trabalho diário desses profissionais. "O crachá virtual com QR Code garante mais segurança e transparência, pois qualquer cidadão pode confirmar de forma rápida e simples a identidade do profissional que está realizando a visita domiciliar", ressaltou.
Como verificar
Ao apontar a câmera do celular para o QR Code do crachá, por meio do ícone 'Ler QR Code', disponível no site Saúde Confirma, o cidadão tem acesso a dados como foto, nome, cargo e unidade de lotação do profissional. A leitura deve ser feita exclusivamente na plataforma oficial da SES-DF, o que garante a autenticidade das informações. A medida evita que códigos falsos direcionem a páginas clonadas, assegurando que os dados exibidos sejam verdadeiros e correspondam, de fato, ao profissional vinculado à rede pública de saúde, além de impedir tentativas de fraude por terceiros mal-intencionados.
Quem também testou a novidade foi o administrador José Mendonça, 50. "Foi um processo imediato. Assim que fiz a leitura do QR Code do crachá do agente, logo apareceram a foto, o nome, a função e outros dados dele. Isso passa confiança e mostra que o sistema realmente funciona", relatou.
O secretário-executivo da Setis, Deilton Silva, destaca que a iniciativa também valoriza os profissionais. "A identificação digital traz mais transparência, coíbe fraudes e aumenta a sensação de segurança para as famílias atendidas", concluiu.
Nenhum comentário